Rádio Mega Star

sábado, 10 de junho de 2017

Salipi movimenta o fim de semana com vasta programação


O Salão do Livro do Piauí (Salipi) entra na reta final com uma vasta programação para este fim de semana. O Seminário Língua Viva traz a palestra de Luís Felipe Pondé, filósofo e escritor, que irá abordar o tema “Geração Milênio: medo, arrogância e desapego”, às 19h no Cine Teatro da UFPI.
 No sábado, o bate-papo literário fica por conta de Thalita Rebouças e Babi Dewet, escritoras voltadas para o público infanto-juvenil, já o Seminário Língua Viva apresenta Rossandro Klinjey, psicólogo que irá abordar a relação família-escola na importância da formação das crianças e Adeilson Salles, médium espírita que abordará a literatura espírita, além de Carlos Newton Júnior, professor que irá homenagear a vida e obra de Ariano Suassuna na palestra em comemoração dos 90 anos do nascimento dramaturgo.
O domingo, que será o dia do encerramento dessa edição do Salipi, trará o youtuber catarinense Bruno Miranda no bate-papo literário, e o jornalista e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva no Seminário Língua Viva, além do também jornalista Gustavo Lacombe e o músico Tico Santa Cruz. A cerimônia de encerramento ficará por conta da banda carioca Biquíni Cavadão.
O Salipi teve início no dia 2 de junho. Evento tradicional na agenda anual piauiense, o Salão do Livro do Piauí chega a sua 15ª edição com mais variedade e 300 mil livros expostos para o público. Este ano, o principal homenageado da edição é o escritor e historiador Odilon Nunes, piauiense membro da Academia Brasileira de Letras. O evento acontece no Espaço Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A ACAPP)Academia Piauiense de Poesia),muito presente no evento.
Iza Ferreira-Presidente da ACAPP

A ACAPP(Academia Piauiense de Poesia),presidida pela poetisa Iza Ferreira,vice,Marleide Lins,esta presente na frente do Cine Teatro,com muitos livros e a presenca de poetas,autografando e trocando ideias com leitores.
Origem
No ano de 2015, o poeta DGáudio Procópio resolveu criar o grupo de escritores piauienses na página do Facebook, o qual teve boa aceitação. Diante do número de poetas e admiradores inscritos na página, surgiu a ideia de promover um encontro de poetas, vista a necessidade de um elo da categoria no Piauí.
Surgiu então a ACAPP. Os idealizadores detectaram a necessidade de uma instituição jurídica para a organização formal da Academia.  Na qualidade de poeta, blogueiro e com dois livros publicados, Dgaudio Procópio levou à frente o sonho de criar a Academia.
O presidente buscou informações e também se afiliou a entidades do gênero literário; dentre elas a CBL [Câmara Brasileira do Livro], no qual passou a receber malas diretas através de e-mails marketing. “Numa dessas malas veio um encarte virtual da bienal de São Paulo, onde constava como participante a Academia Brasileira de Poesia”, relembrou o poeta.
“Nesse espaço de tempo já tratava desse assunto e trocava ideias com a poetisa Iza Ferreira, teresinense, residente em Recife – PE. Jubilado com a ideia de criar nossa academia de poesia, comuniquei a poetisa Iza, que gostou da iniciativa. Passamos a concorrer para a formação e agregação de poetas e, após um árduo trabalho, hoje nosso sonho se tornou realidade”, destacou Dgaudio.
A ACAPP já está regulamentada e devidamente registrada, e tem como Patrono o poeta Mario Faustino. “Eu estou imensamente feliz com essa grande homenagem ao meu tio. Não tenho palavras para expressar a gratidão por esta Academia escolher o nome desse grande poeta para ser o patrono”, destacou emocionado o senhor Dubá, que recebeu o diploma que representa a homenagem ao poeta piauiense e anunciou que vai doar para a ACAPP as obras inéditas de Mário Faustino.
Também é objetivo da Academia resgatar (através dos patronos dos poetas empossados e também por meio de outras atividades) os nomes dos poetas piauienses que já faleceram. Após a solenidade todos se confraternizaram com música ao vivo com o cantor Mariano França, além de declamação de poesias e apresentação artística dos membros da ACAPP.
No SALIPI,os poetas e poetisas tem a oportunidade de mostrar seus trabalhos,trocar ideias,contatos com os leitores,e vender seus livros.













 De Pedro II,veio para o SALIPI ,prof, escritor, poeta, presidente da Academia de Letras de Pedro II. Membro Coletivo P2. CRUVIANA,Ernani Getirana!



O poeta Raimundo Furtado de Farias,lancou seu livro,Gotas de Cristais,durante o SALIPI.2017.
O lancamento oficial,sera nesse domingo,as 15 hs.





Fonte,ACAPP,cidadeverde.com,Vera Lucia