O presidente do Tribunal Regional do Piauí, Edvaldo Moura, informou que já estão sendo observados casos de propaganda política antecipada e garantiu que algumas pessoas já estão sendo punidas no Estado. As declarações foram dadas em entrevista ao Jornal do Piauí desta sexta-feira (16).
Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com
"Estamos nos manifestando contra a propaganda antecipada. Alguns abusos começam a serem observados e o procurador Kelson Lages está analisando isso. A propaganda eleitoral já está acontecendo, quando deveria ocorrer somente a partir de junho. Essas práticas danosas foram identificadas e as pessoas responsáveis estão sendo punidas", alertou o presidente do TRE.
Edvaldo Moura explicou que o Tribunal pratica ações de combate a crimes eleitorais tanto de forma repressiva, como a punição pela propaganda irregular e compra de votos, quanto preventiva, como a criação do "Manual educativo para o eleitor".
Para o presidente, a atual crise eleitoral do Brasil é atribuída à falta de consciência do eleitor. "Tudo passa pelo eleitor. Não admitimos mais que o eleitor solicite vantagens em troca de votos. Isso é crime eleitoral e o Tribunal não vai mais tolerar isso. No momento em que tivermos eleitores qualificados, conscientes, que vão às ruas manifestar livremente sua vontade, passaremos a ter bons administradores, bons legisladores e um país melhor", avaliou.
O gestor do TRE acrescentou que está ciente de que as mudanças não ocorrerão de uma hora para a outra. "É um processo educativo, lento e gradual. Estamos plantando sementes para colher os frutos no futuro", explicou.
Edvaldo destacou, além do manual educativo, o envolvimento dos segmentos representativos da sociedade e a Justiça Eleitoral nas escolas como medidas que podem ajudar a mudar o panorama político atual.
"Não há mais espaço para a prática danosa de compra e venda de votos. Não há mais espaço para determinados comportamentos políticos-partidários. Em junho do ano passado as ruas deram um sinal", lembrou Moura.
Jordana Cury
jordanacury@cidadeverde.com
Ocorre que propagandas irregulares são denunciadas desde abril de 2013.Ou seja,mais de um ano.
Vera Lucia
Nenhum comentário:
Postar um comentário