Rádio Mega Star

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Tucanas comemoram 83 anos da conquista do voto feminino


Brasília (DF) – Há exatos 83 anos, as mulheres conquistaram o direito ao voto. Em 24 de fevereiro de 1932, no governo do presidente Getúlio Vargas, o Decreto-Lei 21.076 garantiu que as mulheres casadas, viúvas e solteiras com renda própria pudessem escolher seus representantes. A data virou um marco na história da mulher brasileira.
A bancada feminina do PSDB ressaltou que a contribuição das mulheres no processo eleitoral é fundamental à sociedade. Para a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), se o número de mulheres e homens fosse equilibrado no Congresso, o Brasil teria “avançado muito mais”.
“Lentamente, a participação feminina está caminhando. Os partidos devem oferecer cursos de capacitação às mulheres para que, cada vez mais, ampliemos o nosso espaço na política, lugar que, historicamente, pertenceu aos homens”, incentivou a tucana.
A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) disse que o direito ao voto e a participação das candidatas nas eleições são um grande avanço para o país. “É uma forma das mulheres mostrarem que têm potencial, que também influenciam – e muito – nas decisões do país”, explicou.
Segundo a tucana, o time feminino está batalhando por seus objetivos. “A luta é de todas as mulheres. Não só na política, mas em todos os setores da vida. Ainda há muito progresso pela frente”, reiterou.

Conquistas
Outra conquista é o aumento do número de mulheres na política. Atualmente na Câmara, 9,94% das cadeiras são ocupadas por deputadas, contra os 8,77% da legislatura iniciada em 2011.
De acordo com a  deputada federal Geovânia de Sá (PSDB-SC), as parlamentares são o espelho para o público feminino. “Percebo, por meio das redes sociais, que somos o espelho para muitas mulheres. Nosso trabalho no Congresso incentiva a participação feminina na vida política!”, observou.
Mariana concordou com a deputada. “Acredito que hoje a gente conseguiu incentivar a participação feminina e mostrar que todas podemos assumir um cargo político”, ressaltou.



Fonte:PSDBMulher45
PrintFriendly and PDF

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Prefeito de Teresina anuncia o concurso para guarda municipal

Em novembro de 2014, a Câmara de Teresina aprovou a criação da Guarda Municipal


Com a aprovação da lei orgânica, que prevê o Orçamento para 2015, na Câmara Municipal, o prefeito Firmino Filho, da cidade de Teresina, no Piauí, anunciou que vai realizar ainda neste ano uma concurso para a Guarda Municipal.
O novo processo seletivo contemplará 230 oportunidades para a carreira de guarda. E, do total de postos, 20% serão destinados às mulheres. Para concorrer à função, será necessário possuir ensino médio completo.
De acordo com responsáveis pelo setor de comunicação da prefeitura, a intenção é lançar o edital no primeiro semestre, mais ou menos em maio. Agora, o órgão começará os trâmites para a preparação do certame.
Em novembro de 2014, a Câmara de Teresina aprovou a criação da Guarda Municipal, com recursos assegurados para o Orçamento de 2015.
No projeto, o prefeito disponibilizou R$ 300 mil para que o órgão fosse criado. Portanto, a previsão é de que a Guarda Municipal da capital seja instalada oficialmente neste ano e que passe a funcionar plenamente em 2016.
Fonte: Com informações do Jornal Diário do Povo
Publicado Por: Fábio Carvalho

Professores da Prefeitura de Teresina recebem aumento

A Câmara Municipal de Teresina aprovou o projeto de Lei que reajusta os salários dos professores da Rede Municipal, encaminhado pela Prefeitura Municipal de Teresina. A proposta é de reajuste de 13,01%, percentual anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). O aumento é superior à inflação, que gira em torno de 7%, e deve beneficiar professores que atuam em todos os ciclos da Educação.





Fonte:https://www.facebook.com/PrefeituraTeresina?fref=ts