Rádio Mega Star

sábado, 16 de agosto de 2014

Teresina-Piauí,completa hoje 162 anos Parabéns Teresina!


CONHEÇA um pouco mais sobre a história de Teresina

DADOS GERAIS:
Estado que Pertence: Piauí 
Data de Fundação: 
16 de agosto de 1852. 
Gentílico: 
teresinense 
População: 
814.230 (IBGE - 2010)
Área (em km²): 
1.755,698
Densidade Demográfica (habitantes por km²):
 461,39 (2010)
Altitude (em metros):
 72
Mesorregião: 
Centro-Norte Piauiense


DADOS ECONÔMICOS E SOCIAIS
Produto Interno Bruto (PIB)*: R$ 10,5 bilhões (2010)
Renda Per Capita*: 
R$ 12.900 (2010)
Principais Atividades Econômicas: 
comércio, serviços e indústria.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,751 - alto (PNUD - 2010)
Esperança de vida ao nascer: 74,2 anos (2010)
Mortalidade infantil (antes de completar um ano)
: 16,1/por 1.000 nascidos vivos
PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS
- Casa da Cultura de Teresina
- Centro Artesanal "Mestre Dezinho"
- Teatro 4 de setembro
- Praias fluviais nos rios Poti e Parnaíba
- Parque Poticabana
- Ciarte Matadouro Teatro do Boi

GEOGRAFIA
Relevo: planície
Clima
: tropical
Vegetação: Floresta Amazônica
Rios Principais: Parnaíba e Poti.
Temperatura média anual: 25ºC
Índice Pluviométrico: 1800 mm

Teresina é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro do Piauí. Localiza-se no Centro-Norte Piauiense a 366 km do litoral, sendo, portanto, a única capital da Região Nordeste que não se localiza às margens do Oceano Atlântico.8. É a 20ª maior cidade do Brasil, com 836.474 habitantes,9 sendo a 15ª maior capital de estado no Brasil, é hoje uma das cidades que mais cresce no Brasil.
Está conurbada com o município maranhense de Timon e, juntos, aglomeram cerca de 1 milhão de habitantes, e toda aRegião Metropolitana da Grande Teresina aglomera cerca de 1.182.970 habitantes, Formando a segunda mais populosaRIDE de todo o Brasil, atrás apenas de Brasília . A única barreira natural que separa Teresina de Timon é o Rio Parnaíba, um dos maiores do Nordeste e o maior rio genuinamente nordestino, isto é, nasce e deságua em território nordestino.
Teresina é a terceira capital com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal,10 e segundo o IPEA é a terceira capital mais segura do Brasil (perdendo apenas para Natal/RN e Palmas/TO)11 . A cidade tem um IDH alto (Índice de Desenvolvimento Humano), porém, ainda é a oitava colocada entre as capitais do Nordeste, ficando à frente apenas de Maceió. Teresina também é a terceira cidade onde mais acontecem sequências dedescargas elétricas no mundo.12 Por esta razão, a região recebe a curiosa denominação de "Chapada do Corisco". Seu lema é a frase "Omnia in Charitate", que significa, em português, "Tudo pela caridade". A cidade é a terra natal de Torquato Neto, poeta do Tropicalismo, e de Carlos Castelo Branco, colunista político do Jornal do Brasil.
Historicamente, Teresina desenvolveu-se por meio do Rio Parnaíba, através da navegação fluvial. Teresina é conhecida por Cidade Verde, codinome dado pelo escritor maranhense Coelho Neto, em virtude de ter ruas e avenidas entremeadas de árvores. É um município em fase de crescimento galopante e, atualmente, possui uma área de 1.673 km² e uma população de quase 1 milhão de habitantes. É uma das mais prósperas cidades brasileiras, destacando-se atualmente no setor de prestação de serviços, comércio intenso, rede de ensino avançada, eventos culturais e esportivos, congressos, indústria têxtil, com uma justiça trabalhista célere e um grande, complexo e moderno centro médico que atrai pacientes de vários estados.
A origem de Teresina é ligada diretamente ao Rio Poti. Às margens desse rio havia um povoado, que depois seria elevado à condição de Nova Vila (do Poti ou Poti velho). Essencialmente formada por pescadores e pequenos comerciantes, era cortada por uma estrada que ligava Oeiras, então capital da Província do Piauí, a Parnaíba, um dos mais prósperos centros do estado. Esse povoado corresponde hoje ao bairro do Poti Velho, que embora tenha surgido mais de 100 anos antes do que a capital, só foi anexado a mesma em meados do século XX. Hoje, apesar da grande e profunda mudança em sua paisagem, o bairro ainda preserva seus costumes e suas tradições. Hoje é considerado o bairro mais velho da capital, porém o marco e a data de fundação da cidade são atribuídos a fundação do atual centro da capital13
Uma das primeiras construções de Teresina foi a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, localizada no Centro da Capital, o que mostra a verdadeira devoção religiosa do povo da antiga vila. A cidade já nasceu, ou seja, foi fundada, em 1852, com o objetivo de tornar-se capital da Província do Piauí, totalmente planejada pelo Conselheiro José Antônio Saraiva, sendo, portanto, oficialmente a primeira capital planejada do Brasil14 15 .A construção faz parte da atual Praça Marechal Deodoro, onde na fundação da cidade concentrava toda a esfera política do estado, com o prédio da Justiça Federal e do Palácio do Governo (Atual museu do Piauí) e também destacava-se como centro econômico, com a inauguração do mercado velho. Hoje, marco zero da fundação da cidade, a praça possuí ainda o Palácio da Cidade(Antiga escola normal) e o Mercado central(Mercado velho) do que integrava a sua fundação.
Vale ressaltar que a transferência da capital da Província do Piauí de Oeiras para Teresina realizou-se sob vários protestos da comunidade oeirense, que desejava a todo custo, garantir a permanência da capital naquela cidade. Contudo, apesar da pressão, o Presidente da Província, José Antônio Saraiva, ardoroso defensor das ideias mudancistas, efetiva a transferência da capital. E em 16 de agosto de 1852, dirige circular a todos os Presidentes de Província do Império do Brasil comunicando o fato, instituindo-a assim, como nova capita da Província
O nome da cidade remete a imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria intermediado com o imperador Dom Pedro II a ideia de mudança da capital, e em sua homenagem deu-se o nome da cidade, que é a contração (mistura) das palavras Teresa e Cristina. Tornada capital, Teresina passou por um crescimento bastante acentuado, aumentando de 49 para cerca de 8 mil habitantes em duas décadas. Essa foi a primeira cidade do Brasil construída em traçado geométrico. Ela não nasceu de forma espontânea, mas de modo artificial. Saraiva, pessoalmente, tomou as primeiras providências: planejou tudo, juntamente com o mestre-de-obras português João Isidoro França, com o cuidado de estabelecer logradouros em linhas paralelas, simetricamente dispostas, todas partindo do Rio Parnaíba, rumo ao Rio Poti, principais fontes de água da cidade, até hoje.
No ano de 1860, a nova capital já contava com uma área urbanizada de um quilômetro de extensão na direção norte-sul, com os seguintes confrontos: de um lado o largo do quartel do Batalhão (atual Estádio Lindolfo Monteiro) e do outro o "Barrocão" (atual Avenida José dos Santos e Silva). Na direção leste-oeste o desenvolvimento não ganhou a mesma intensidade. Tomando-se como base o lado do Parnaíba, as ruas findavam a algumas dezenas de metros acima das duas principais praças, a da Constituição, atual Praça Marechal Deodoro da Fonseca (que anteriormente também denominou-se Praça do Palácio e Largo do Amparo), e a do Largo do Saraiva (atualmente Praça Saraiva). Para o lado do Poti, nem todas as ruas chegavam ao rio. A Rua Grande, atual Rua Álvaro Mendes, uma das principais ruas da nova capital teve um papel significante no desenvolvimento da nova cidade.
Teresina é conhecida por Cidade Verde, codinome dado pelo escritor maranhense Coelho Neto, em virtude de ter ruas e avenidas entremeadas de árvores. É um Município em fase de crescimento e, atualmente, possui uma área de 1.673 km² e uma população de 800 mil habitantes. É uma das mais prósperas cidades brasileiras, destacando-se atualmente no setor de eventos, congressos, indústria têxtil, com uma Justiça trabalhista célere e centro médico da região.
Outros comentam que a criação da capital Teresina teria sido uma medida político-estratégica, sob o fato de que a cidade de Caxias, do estado vizinho do Maranhão, estava ameaçando a hegemonia da região norte do estado do Piauí, tendo então o conselheiro transferido a capital para resolver a questão da centralização no estado.
Teresina foi a primeira capital do Brasil especificamente planejada para substituir outra já existente; as outras são Aracaju (1855), Belo Horizonte (1894), Goiânia (1933), Brasília(1960), e Palmas (1989). Todavia, convém ressaltar, que os núcleos fundacionais das cidades de Salvador (1549), São Luís (1612) e Recife (Mauritsstadt - 1637) também foram projetados. Ainda assim, os traçados de Salvador e Mauritsstadt tinham uma malha reticulada flexível e tais cidades não foram projetadas para substituir outras Capitais já existentes.
Nos primeiros anos após a sua fundação,Teresina experimentou um crescimento - principalmente, populacional e estrutural - em um ritmo bem acelerado. A população passou de 49 habitantes a um número próximo de 20 mil, em apenas 20 anos. O principal motivo do desenvolvimento acelerado é a extração da borracha de maniçoba e da cera de carnaúba.Teresina também começou a ganhar postura estrutural de uma capital. Além da entrega da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, ainda no mesmo ano da fundação da cidade, Teresina ganhou o teatro “Santa Teresinha” em 1858. Em 1867, a Igreja de Nossa Senhora das Dores – depois elevada a Catedral – é concluída e, no mesmo ano, a cidade ganhou seu primeiro sistema de iluminação pública, dispondo de seis combustores de querosene sobre postes de madeira, ampliado em 1882. Em 1886, é inaugurada a Igreja de São Benedito.

Um sobrevoo por Teresina.

Minha cidade, minhas raízes. Além de bela, Teresina nos orgulha pelo seu povo trabalhador, de abraço caloroso e de uma receptividade conhecida além de seus limites. Sou feliz por fazer parte da sua história
Teresina tem todos os motivos para comemorar. E o teresinense mais ainda.



Feliz é quem sabe que a cada esquina tem motivos de sobra pra comemorar os 162 anos da nossa capital. Um lugar que respira alegria, orgulho e qualidade de vida. Cidade calorosa de povo acolhedor. Nós não vivemos em Teresina. Teresina é que vive na gente.


Programação do Aniversário de Teresina da Prefeitura:



Imagens de Teresina




Videos sobre Teresina


Músicas de Teresina




Todos nós teresinenses,temos muito orgulho de nossa cidade.Fica entre dois rios e é uma cidade muito acolhedora,de boa estrutura,e povo bonito e alegre.Aqui temos muitos pontos turísticos,muito verde,comidas típicas, e gente inteligente.Daqui saem muitas pessoas famosas que nos dão orgulho.Parabéns minha Cidade Verde!





Vera Lucia/http://pt.wikipedia.org/