Centro de Teresina deve ser repovoado
É preciso melhorar o fluxo do trânsito do centro de Teresina e serão
feitas algumas intervenções principalmente para facilitar o fluxo na
Avenida Frei Serafim
Nós estamos buscando algumas alternativas para o acesso à Ponte
Estaiada e a necessidade de fechamento de alguns retornos na Avenida
Frei Serafim para dar maior fluidez. Vamos ter que fechar alguns
cruzamentos na Avenida Frei Serafim. Estamos fazendo um estudo para
saber quais as pequenas intervenções que podem facilitar a saída do
centro e buscar alternativas à Avenida Frei Serafim, que é nosso maior
gargalo.
Nós vamos iniciar até o final do ano os Terminais de Integração. Só
vamos ter a integração definitiva após a construção desses terminais,
que está dentro das obras e ações de mobilidade urbana.
É uma questão que tem que ser debatida pela cidade, um modelo que seja
melhor para a gente. Nós vamos fazer uma discussão, porque, nos últimos
anos, o centro de Teresina passou por uma revitalização, nós avançamos e
conseguimos conquistas importantes, como a reforma de praças, do
calçadão, mas ainda são necessárias obras como a reforma do Mercado
Central. Nós vamos dar início nesse processo para que essa obra seja
concluída. Num segundo momento de recuperação do centro temos que seguir
um modelo que queremos para a região central, baseado na preservação
das calçadas, espaço para os pedestres, necessidade de construção de
ciclovias, baseada na definição de estacionamentos. Precisamos debater
isso com aqueles que fazem o centro, nós precisamos ter propostas para
essa nova roupagem para a região central. Não menos importante temos a
questão do trânsito, que tem a ver com a própria situação do centro.
Temos que avaliar a situação atual do centro. As pessoas não moram mais
no centro. A partir de uma determinada hora, o centro passa a ser
deserto e precisa de mais segurança. Precisamos fazer um grande debate
sobre qual estrutura urbana nós queremos construir. Nós temos que
repensar a cidade, ela está se espalhando demais, quando a cidade se
espalha demais tem vários problemas, principalmente em relação ao seu
custo. Uma cidade mais concentrada é mais barata, é mais econômica. Se
você compara Atlanta, nos Estados Unidos, com Barcelona, na Espanha,
todas as duas cidades têm cerca de 2 milhões de habitantes e a área
urbana de Atlanta é 23 vezes maior do que a área de Barcelona. Ou seja,
Atlanta é uma cidade muito mais cara de se manter do que Barcelona. A
racionalidade da cidade é quando ela é concentrada, porque ficam mais
baixos os custos do fornecimento de água, de transporte, calçamento. Nós
temos que evitar esse espalhamento da cidade e a forma de se fazer isso
é promover o repovoamento do centro de Teresina, dar condições para
esse repovoamento e desconcentrar as atividades econômicas. Se você
entrar nas áreas da educação e da saúde são setores, junto com o
comércio, que atraem as pessoas para trabalhar no centro. Além disso,
nós temos um transporte coletivo que seu planejamento precisa ser
acompanhado por essas mudanças na ocupação do espaço urbano.
Nós vamos ter oito pontos de integração de transporte. Esses terminais
têm que ser incentivados a atrair áreas residenciais, comerciais para
atrair as pessoas. Os corredores que têm vão se ligar a esses pontos
precisam ser incentivados em sua ocupação. Essa discussão tem que ser
feita este ano porque vamos formatar várias ações nas áreas de
saneamento, de habitação. Nós precisamos compatibilizar as ações com
esse projeto de Teresina que nós queremos construir. Nós temos que
discutir e decidir sobre que tipo de cidade nós queremos construir, se é
uma cidade baseada no transporte individual ou se é uma cidade baseada
no transporte coletivo. A gente tem que ter resposta para isso. Não pode
ser uma resposta da boca para fora, temos que ter o Plano Diretor do
Transporte Coletivo. A nossa frota de veículos é tão grande que a agenda
da cidade passa a ser a do transporte individual. Nós temos que ter
essa definição. Nós temos que melhorar o trânsito, mas a resposta
definitiva é a resposta do transporte coletivo. Nós temos que amenizar o
problema, mas temos que ter um planejamento mais a longo prazo. Esse é o
desafio do presente.
Fonte:meionorte
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