Campanha contra doenças parasitárias chegou hoje (18) às escolas municipais
A meta da campanha é investigar os sinais e sintomas da hanseníase em estudantes de 5 a 14 anos.
Prevenção dos casos de hanseníase e tratamento da verminose em estudantes de 5 a 14 anos de idade. Com este objetivo, a Prefeitura de Teresina realiza até o dia 22 uma campanha nas escolas de ensino fundamental. A semana de busca ativa de casos de Hanseníase e tratamento de verminoses, que ocorre em todo país, foi lançada hoje (18) na capital com solenidade na Escola Municipal Lizandro Tito, que fica localizada no Parque Dagmar Mazza.A ação, idealizada pelo Ministério da Saúde, está sendo executada na capital em parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). Profissionais da saúde visitarão as escolas e farão busca ativa de casos de hanseníase por meio do chamado “método do espelho”. Nele, os pais receberão um formulário no qual deverão informar sobre eventuais sinais e sintomas sugestivos de hanseníase. Caso seja detectado, a criança será encaminhada para confirmação e poderá realizar o tratamento gratuito nas unidades de saúde do município.
Além da coleta dos formulários, os alunos estão recebendo o medicamento Albendazol 400mg para tratamento das verminoses, que estão sendo administrados em dose única com a prévia autorização dos pais ou responsáveis pelo estudante. O tratamento está sendo realizado por profissionais de saúde das unidades básicas dos bairros, que também realizam atividades de mobilização e educação com professores e alunos.
Tomado em dose única, o Albendazol 400mg é eficaz, não tóxico, de baixo custo e já foi utilizado em milhões de indivíduos em diversos países e relatado na literatura científica. Seus efeitos colaterais são raros e sem gravidade.
A meta da campanha é administrar o Albendazol e investigar os sinais e sintomas da hanseníase em estudantes de 5 a 14 anos de idade. “A meta da campanha é atingir 70% dos estudantes de 5 a 14 anos de idade”, afirma o presidente da FMS, Luiz Lobão.
“Entendemos que a prevenção é fundamental tanto para o tratamento de hanseníase como dos casos de verminoses, por isso pedimos aos pais que fiquem atentos às manchas suspeitas na pele de seus filhos e aos cuidados higiênicos que previnem a contaminação por verminoses”, reforça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário