Firmino Filho convocou técnicos da Strans para minimizar efeitos da falta de ônibus e voltou a criticar o Setut.
O Sindicato dos Trabalhadores Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro), em segunda assembleia realizada nesta quarta-feira (15), confirmou a realização de greve por tempo indeterminado a partir de 0h do dia 20 de maio, segunda-feira. A decisão fez o prefeito Firmino Filho (PSDB) se reunir com gestores do trânsito no início da noite, quando o gestor voltou a criticar o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut).
Firmino Filho reafirmou que acredita na utilização da greve como manobra para que a Prefeitura seja forçada a aumentar o preço da tarifa de ônibus. "Nossa desconfiança é que os empresários estão radicalizando para buscar, através de uma greve prolongada, um aumento da tarifa", declarou no Palácio da Cidade.
O Sintetro pede 15% de reajuste salarial, enquanto o Setut ofertou 8%. Quatro rodadas de negociação na Delegacia Regional do Trabalho não foram suficientes para um acordo. Motoristas, cobradores e servidores das empresas de ônibus ainda pedem melhorias no tíquete alimentação e plano de saúde, além de redução na jornada de trabalho.
Emergência
Firmino Filho autorizou a Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans) a fazer o cadastramento de veículos para transporte alternativo. O prefeito também afirmou que pedirá à Justiça do Trabalho a tentativa de novos entendimentos entre trabalhadores e empresários.
Enquanto o acordo não ocorre, a Prefeitura corre para diminuir o impacto da greve e fazer que a ausência de transporte público prejudique a população o mínimo possível. Pang Yen Hsiao, superintendente da Strans, Ricardo Freitas, diretor de trânsito, e outros especialistas se reuniram no Palácio da Cidade para definir estratégias.
Alternativos
O cadastramento de veículos alternativos para substituir os ônibus começará nesta quinta-feira, após a oficialização da greve para a Prefeitura. A Strans irá exigir que os mesmos sejam caracterizados, licenciados, e estejam em dia com todos os itens de segurança. Além disso, o motorista precisa estar regularmente habilitado.
Haverá plantão especial no sábado e domingo para cadastramento de veículos na Strans. Os mesmos devem começar a rodar na segunda-feira, se iniciada a greve.
Além de um acordo entre as partes, a Prefeitura ainda aguarda saber se o Setut irá entrar com ação pedindo a ilegalidade do movimento ou a garantia de que 50% da frota sejam mantidos nas ruas, e não somente os 30% já exigidos por lei. Atualmente são 453 ônibus na capital.
cidadeverde
Nenhum comentário:
Postar um comentário